quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Em poucas horas começa o Ano da Fé




Vaticano, 10 Out. 12 / 09:02 pm (ACI/EWTN Noticias).- Dentro de poucas terá início o Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI recordando 50º aniversário do Concílio Vaticano II, que começará esta quinta-feira 11 de outubro de 2012 e encerramento no dia 24 de novembro de 2013. Para a ocasião o Pontífice convidou os padres conciliares que ainda vivem.

Em um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, informa-se ainda que o Papa convidou a Roma os chefes das Igrejas Orientais Católicas e os Presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo. Vários deles já estão na Cidade Eterna como membros do Sínodo dos Bispos que se realiza até o dia 28 de outubro.

Bento XVI também convidou aos padres conciliares que ainda vivem. Trata-se de 70 bispos, a maioria deles de idade avançada. Está previsto que uma dúzia deles possam estar presentes na Missa de 11 de outubro na Praça de São Pedro. 

Entre os concelebrantes estará o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, junto de outros dois prelados brasileiros: o cardeal arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), Dom Serafim Fernandes de Araújo; e o bispo emérito de Iguatu (Ceará), Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago. 

Da América Latina, também estará presente o bispo emérito de Ciudad Lázaro Cárdenas, em Michoacán, no México, Dom José de Jesús Sahagún, o Arcebispo Emérito de São Luis Potosí (México), Dom Arturo Antonio Szymanski Ramírez, de 90 anos; e o Bispo Emérito de Melo (Uruguai), Dom Roberto Reinaldo Cáceres González, de 91 anos.

O Papa Bento XVI convocou ao Ano da Fé com o motu proprio Porta Fidei.

Uma de suas principais disposições está a concessão da indulgência plenária para todos os fiéis de acordo a algumas indicações como pode ser visto em: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24252


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...