quinta-feira, 18 de outubro de 2012

É bom demorar-se com Ele...



Quando nós recebemos a Hóstia Santa, Jesus está presente em nós até que as espécies eucarísticas não sejam assimiladas, e assim destruídas pelo nosso organismo. Normalmente as espécies eucarísticas duram cerca de um quarto de hora depois da comunhão. Deveríamos lembrar-nos disso, e prolongar um pouco o diálogo com Jesus, em vez de escapar depressa da igreja depois da comunhão. Conta-se, a este propósito, que São Filipe Néri mandou dois meninos acólitos correndo, com velas acesas, atrás de uma pessoa que saía logo da igreja.

Depois da Sagrada comunhão, sabendo que em nós está presente verdadeiramente Jesus, devemos recolher-nos em profunda oração. Se não se faz uma pausa de silêncio para todos, mas a assembléia canta um cântico, é bom fazer uma pausa de silêncio pessoal depois da benção final da Santa Missa. Santa Catarina de Sena depois da comunhão ficava em êxtase e ninguém conseguia demovê-la do seu lugar.

Esse momento é importantíssimo, mesmo se hoje, infelizmente, quase todos se descuidam de o fazer. E contudo, se uma pessoa pensa que tem Jesus vivo e verdadeiro, presente dentro de si, como pode não sentir a necessidade de mergulhar num profundo recolhimento?


 
Fonte: Pequeno Catecismo Eucarístico. 2003. Editado no Brasil pelas irmãs adoradoras de Schoenstatt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...