domingo, 16 de setembro de 2012

São João Maria Vianney, o Santo pároco


Quando S.João Maria Vianney chegou à pequena e pouco conhecida aldeia de Ars, alguém lhe disse: já sem nenhuma esperança: “Aqui não há mais nada que fazer!”

- “Então, é sinal de que está tudo por fazer”, respondeu o Santo. E, em seguida, começou a fazer. E que é que foi fazendo?.... Levantava-se às duas da madrugada, punha-se em oração junto ao Altar, dentro da igreja escura. Recitava o Ofício Divino, fazia a meditação e se preparava para a Santa Missa. Depois da Santa Missa, dava Ações de Graças e continuava em oração até o meio-dia: sempre de joelhos no piso nu da igreja, sem se apoiar em nada, com o terço nas mãos e o olhar fixo no Sacrário.

E assim continuou por algum tempo. Mas, depois... ele teve que começar a mudar os horários, chegando ao ponto de precisar modificar completamente o seu programa diário. Jesus Eucarístico e a Santíssima Virgem iam atraindo pouco a pouco as almas daquela pobre Paróquia, até que a igreja foi considerada pequena para conter as multidões, e o confessionário do Santo foi pressionado por filas intermináveis de penitentes.

O Santo Cura viu-se, dentro em breve, obrigado a ouvir confissões durante dez, depois quinze e até dezoito horas por dia.

Como se teria dado aquela transformação?

Uma igreja pobre, um Altar sem atrativos, um Sacrário abandonado, um velho confessionário, um Sacerdote desprovido de meios e pouco dotado: como é que se poderia operar naquela desconhecida aldeola uma transformação tão admirável?

«Meu Deus, concedei-me a conversão da minha paróquia; aceito sofrer tudo aquilo que quiserdes por todo o tempo da minha vida!»: foi com esta oração que começou a sua missão.

S.João Maria Vianney, rogai por nós e por todos Sacerdotes!!!


Fonte: Manelli, Pe. Stefano Maria. Jesus, Nosso Amor Eucarístico. Serviço de Animação Eucarística Mariana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...