quarta-feira, 25 de julho de 2012

Importância da oração



No seu livro intitulado “ Caminho da Esperança ”, o Cardeal vietnamita Nguyen Van Thuan nos deixou este testemunho , que é uma verdadeira advertência:

 “Um dia comentei com o Padre Provincial de uma grande congregação sobre a crise do sacerdócio e as vocações religiosas.  Ele me disse que havia enviado una carta a todos os irmãos que tinham deixado o sacerdócio para perguntar-lhes por que o haviam abandonado. Todos responderam.  E suas respostas revelaram que não o deixaram por problemas sentimentais , mas porque não oravam.  Alguns disseram que tinham deixado de rezar fazia muitos anos . Viviam em comunidade, mas não oravam profundamente ; melhor dizendo, nem rezavam. Trabalhavam muito, ensinavam nas universidades , organizavam muitas coisas , mas não rezavam”.

A oração é o fundamento da vida espiritual” (Cardenal Nguyen Van Thuan).

“Muitas vocações estão em crise.  Muita gente perde o gosto pela vida e o trabalho, estão descontentes e vazios. E tudo isto porque se abandonou a oração.” (Beata Teresa de Calcutá)

Tudo se renova na oração, tanto os indivíduos como as comunidades.” (João Paulo II).

Não é de estranhar que o Catecismo da Igreja Católica dedique uma quinta parte (20%) de suas páginas ao tema da oração, em forma muito extensa e explícita, e tratando todas as formas de oração, inclusive a da contemplação, que erroneamente esteve reservada para vocações especiais. O tratamento que dá o Catecismo da Igreja Católica à oração denota a importância que lhe dá o Magistério da Igreja.

 A oração é a chave que abre nosso coração e nossa alma ao Espírito Santo . Ao orar , permitimos que Deus atue em nossa alma , em nosso entendimento e em nossa vontade , para ir adaptando nosso ser à Sua Divina vontade . (cf. Catecismo da Igreja Católica § 2825-1827)

A oração nos revela o misté rio da Vontade de Deus . (cf. Ef.1, 9)

A oração conforma o nosso ser a essa forma de ser e de pensar divina : faz-nos ver as coisas e os fatos como Deus os vê . Ver o mundo com os olhos de Deus .

No silêncio a alma se encontra com Deus e se deixa amar por Ele e pode amá-lo. No silêncio a alma se deixa transformar por Deus , Quem vai fazendo nela Sua obra de " oleiro ", moldando-a de acordo com a Sua Vontade (cf. Jer 18,1-6).

A oração conforma nossa vida aos planos que Deus tem para nossa existência. Enfim: a oração nos faz cada vez mais "imagens de Deus",faz-nos mais semelhantes a Cristo. A oração nos mostra a verdade, sobretudo a verdade sobre nós mesmos: nos mostra como realmente somos, como somos aos olhos de Deus.

Normalmente criamos em nós uma máscara externa: costumamos mostrar para os outros aquilo que não somos. E por outro lado enganamos a nós mesmos: achamos que somos o que não somos. Somente através da oração descobrimos a verdade sobre nós mesmosDeus nos mostra como somos realmente, como Ele nos vê.

A oração abre nossos olhos para compreender a Escritura , internalizá-la e fazê-la vida em nós.

“O homem não pode viver sem orar , da mesma forma que não pode viver sem respirar.”  (João Paulo II)

“É necessário que encontremos o tempo de permanecer em silêncio e de contemplar, sobretudo se vivemos nu ma cidade onde tudo se move velozmente . É no silêncio do coração onde Deus fala ” (Beata Teresa de Calcutá). 

Extraído e adaptado de: http://www.buenanueva.net/oracion/2_1 porque _ orar .htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...