quinta-feira, 28 de junho de 2012

Que faz o vosso Deus?



Em 1931, na festa de Corpus Christi, o bispo de Nantes (França), por causa do mau tempo, suspendeu a procissão do SS. Sacramento. No dia seguinte, os jornais socialistas e maçônicos de Nantes zombavam da decisão do prelado. "Que faz o vosso Deus? (escrevia um deles em tom de desprezo). Nós nos rimos dele. Organizaremos para o próximo domingo, 7 de junho, uma excursão a Saint-Nazaire pelo vapor 'Saint Philibert'. Vereis como tudo correrá bem, apesar de que todos os excursionistas perderão a missa para tomar o cruzeiro".

Chegou o domingo 7 de junho. Eram 600 os passageiros que bem cedo embarcaram no vapor. O "Saint Philibert" desceu bem o Loire, chegou a Saint-Nazaire e depois saiu do estuário e entrou no Atlântico para um breve giro ao largo. De repente, formou-se um denso nevoeiro; não se via nem se ouvia nada a dez metros de distância. Não demorou muito a catástrofe: um choque tremendo com um poderoso transatlântico, que partia pelo meio o pequeno vapor francês. Após dois minutos de gritos de terror, um silêncio de morte. O "Saint Philibert" submergia no oceano para sempre. 499 excursionistas desapareceram nas ondas; quatro enlouqueceram ; os outros foram salvos com dificuldade por outro vapor; o capitão, desesperado, deixou-se afundar com seu navio. Assim respondia Deus à provocação dos míseros homenzinhos da seita.
* * *
Queria pô-las como flores

Em 1873 um homem de Wisembach, povoado dos Voges, amontoava imundícies num depósito. Aos que lhe perguntavam para que serviria aquilo, respondia:
- Este lixo eu o porei como flores nas ruas por onde há de passar a procissão de Corpo de Deus. Três dias depois foi atacado de apoplexia, morrendo sem recobrar os sentidos e sendo enterrado no próprio dia de Corpus Christi.


Fonte:  Do livro Tesouro de exemplos - Padre Francisco Alves, C. SS.R. Editora Vozes Volume I Edição II 1958.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...